Microbiologia: Exercícios

15/07/2009 20:46

Trabalho de Microbiologia

Exercícios

1-    Que é Porta de Entrada?

As portas de entrada de um hospedeiro são os locais de seu corpo

por onde os agentes infecciosos penetram.

 

2-    Cite e explique portas de entrada para microorganismos.

a)Ingestão: Microorganismos entram no organismo humano pela boca através da água, alimentos, mãos ou utensílios contaminados. Ex: Salmonella Typhi, Escherichia coli, vibrio cholerae.

 

b) Inalação: microorganismoapenetram no corpo através da inalação do ar contaminado. Ex: Mycobacterium tuberculosis, Streptococcus Pneumoniae, Bordetella pertussis.

 

c) Via Vertical: microorganismos podem ser transmitidos da mãe para o babe através da placenta ou leite materno. Ex: Treponema Palladium, HCV, Toxiplasma Gondii.

 

3-    Cite 1 medida profilática para cada uma das portas de entrada para microorganismos.

a)       Ingestão:

- Lave as mãos cuidadosamente e com freqüência, especialmente depois de usar o banheiro e de trocar as fraldas das crianças, antes das refeições e quando for preparar os alimentos;
- Lave bem e deixe mergulhados em solução desinfetante as frutas e os legumes que vão ser ingeridos crus;
- Use água tratada para beber, no preparo dos alimentos e nas cubas de gelo;
 - Mantenha sempre bem limpos os utensílios de mesa e os que são usados na cozinha;
- Lembre-se de que o soro caseiro e os produtos equivalentes contêm sais minerais importantes para reidratar o paciente não encontrados na água pura;
 - Procure o médico tão logo o paciente  apresente episódios de diarréia aguda.

 

b)      Inalação:

-  Não fume e não beba exageradamente;
- Observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas;
- Não se exponha a mudanças bruscas de temperatura;
- Procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.

 

C) Via Vertical:

Não existem exames que detectam se os gatos possuem ou não o protozoário Toxoplasma gondii; As mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos, não ingerir água de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água, ferver freqüentemente e nunca tocá-las por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais também reduz o risco e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada.

 

4-    Cite as funções para:

 

a)       Membrana Citoplasmática: responsável por separar a parede celular do citoplasma.

b)       Cápsula: Responsável pela proteção contra condições externas desfavoráveis.

c)       Grânulos de Reserva: São responsáveis pelo armazenamento de reservas (proteínas) não é possível visualizar). Como se fosse uma organela de suporte.

 

d)       Ribossomos: Responsável pela síntese de proteínas, principalmente RNA (ácido Ribonuceíco).

 

5-    Explique o que são microorganismos aeróbicos e anaeróbicos.

a)Aeróbicas: Precisam de oxigênio para sobreviver.

b) Anaeróbicas: Sobrevivem na ausência de oxigênio.

C) Anaeróbicas facultativas: Sobrevivem tanto na ausência quanto na presença de oxigênio.

 

6-    Em relação à esporulação, responda:

a)       O que é? A esporulação consiste na formação de células especiais denominadas esporos, que originam novos seres vivos da mesma espécie.

 

b)       Quando ocorre? Sob condições ambientais desfavoráveis, as bactérias podem sair de seu Estado Vegetativo e entrar no Estado Latente( de dormência ou esporos). Quando em situação de estresse, a bactéria desidrata e uma cascata de reações é desencadeada formando uma célula, com dupla membrana. Em estado de esporo a bactéria nãos e multiplica.

 

c)       Por que o esporo é tão resistente? Os esporos são altamente resistentes às condições ambientais como calor, radiação e agentes químicos. São tão resistentes que podem viver muito tempo nesta forma. Sob condições favoráveis o esporo germina, rompe suas capas, absorve água formando uma célula vegetativa idêntica à célula original, completando assim o ciclo inteiro.Os esporo são multifasivos.

 

 

7-    Explique o mecanismo de ação dos antibióticos.

Inibidores síntese da parede celular bacteriana: A parede celular é um envoltório de proteção que reveste a membrana celular bacteriana. Os antibióticos que agem sobre sobre a síntese da parede celular atuam produzindo uma parede com  defeitos estruturais atuando sobre o processo de replicação celular, e  mostram-se seletivos, isto é, atuam apenas sobre a bactéria e não sobre o hospedeiro pois as células dos mamíferos não possuem parede celular. Neste grupo incluem-se as penicilinas e todos os membros do grupo que possuam anel penicilâmico ou núcleos semelhante as este, como o cefalosporínico (cefalosporinas, vancomicinas, ciclosserinas, bacitracinas e ristocitina). As penicilinas e cefalosporinas, em sua maioria, são mais ativas sobre Gram negativos que em Gram positivos, pois existem diferenças químicas significativas na composição química da parede celular destes germes, contudo existem exceções. Inclui também a vancomicina.

Antibióticos que afetam a membrana celular bacteriana: A membrana possui a função de formar a parede celular, obstáculo à entrada d'água, contém lipídios e proteínas carreadores de substâncias necessárias à célula, além de possuir enzimas importantes ao metabolismo celular. Qualquer interrupção destas funções da membrana causará danos à célula. Estes antibióticos intervém no processo de respiração celular, inibindo a fosforilação oxidativa e causam desorganização da membrana celular. 

Bloqueiam a síntese protéica: Para que haja reprodução bacteriana é indispensável que ocorra, de modo repetitivo, a união de aminoácidos que constituirão as inúmeras moléculas de proteínas microbianas. Estas proteínas microbianas têm função estrutural e enzimática. A bactéria contém, no seu cromossomo, toda a informação genética necessária à produção de enzimas que atuam na síntese de RNA (síntese protéica). A interrupção, em qualquer ponto desta cadeia por bloqueio de alguma função, susta o crescimento. Haverá, portanto, detenção do crescimento e eliminação da célula bacteriana. Incluem: cloranfenicol, tetraciclinas, macrolídeos (eritromicina, claritromicina e azitromicina) e clindamicina.

Impedem a replicação dos cromossomos: Algumas drogas atuam inibindo a síntese (metabolismo) dos ácidos nucléicos. Podem atuar no DNA parasitário, inibir a síntese do RNA, inibir o ácido tetrahidrofólico, alterar a estrutura do ácidos nucléicos parasitários, ou reduzir a formação de nucleotídeos. Neste grupo incluem-se as quinolonas.

8-    Em relação à Flora Microbiana, responda:

a)       O que é Flora Residente ou Permanente?

É composta por microorganismos que habitam regularmente parte do corpo humano. Tem capacidade de se romper. Participa de atividades como a síntese de vitamina K, decomposição dos alimentos e defesa contra microorganismos transitórios. Estes microorganismos estão adaptados a um tipo de vida não invasiva e quando retirados podem  atingir a corrente sanguínea, tornando –se patogênicos, o que  também podem ocorrer quando aparecem em excesso.

 

b)      O que é Flora Transitória?

Conjunto de microorganismos que habitam o nosso corpo por horas, dias ou até semanas, mas não tem um habitat próprio. Normalmente não é patogênica, mas quando a Flora Residente não está íntegra, os microorganismos transitórios podem se instaalr e causar doença.

 

9-    A Flora Residente é patogênica? Justifique sua resposta.

Residente – encontra-se regularmente na pele de pessoas normais. microrganismos não-patogênicos ou potencialmente patogênicos que habitam a pele por um certo período de tempo (horas, dias ou semanas). Não provocam doenças e não se estabelecem permanentemente na superfície cutânea.
 Quando a flora residente é perturbada, microrganismos transitórios podem colonizar, proliferar e dar origem à doenças. O embrião não possui flora nenhuma. Seu primeiro contato com uma flora é no nascimento, com a flora vaginal da mãe (bacilos de Döderlein - lactobacilus). Ao nascer recebe as primeiras bactérias que dão início à formação de sua flora normal, com a qual conviverá por toda a vida.
A flora normal desempenha função dupla:
        -manutenção da saúde e da atividade normal
        -causar doenças

 

 

10- A Flora Transitória é patogênica? Justifique sua resposta.

Transitória – é constituída por uma grande gama de bactérias e são removíveis com facilidade (lavagem e escovação). Tipos relativamente fixos de microrganismos encontrados com regularidade em uma certa área e em determinada idade; e, se perturbada, se recompõe. Seu crescimento em determinada área depende de fatores fisiológicos como: temperatura, umidade, pH, substâncias tóxicas (inibitórias) e existência de determinados nutrientes. Sua presença não é essencial à vida, pois animais livres de germes podem ser criados na ausência completa de uma flora microbiana normal.

 

flora que pode ser patogênica – não fazem parte da flora cutânea usual. Agentes causadores  como do Impetigo: Estreptococo e estafilococo 

       

               

 

 

 

—————

Voltar