Hipertensão arterial - sintomas, causas e tratamento para pressão alta ou hipertensão arterial

16/08/2009 20:33

Hipertensão arterial

Sobre a Hipertensão arterial ou Pressão Alta

A hipertensão, ou pressão alta, é uma das doenças mais comuns nos dias atuais. Ela aumenta a pressão dentro das artérias que levam o sangue pelo corpo e pode causar infarto.

Para saber a sua pressão arterial, é preciso usar um esfigmomanômetro. Não se assuste com o nome, esse aparelho é aquela popular bomba de pressão que é acoplada no braço e bombeada para que, com o estetoscópio, possa ser verificada a pressão arterial.

Sintomas da Hipertensão arterial

A hipertensão não apresenta nenhum sintoma visível, por isso ela é considerada uma doença silenciosa. Se sentir cansaço, enjôos, falta de ar, dor de cabeça e tonturas procure um médico para um check-up completo.

Causas da Hipertensão arterial

Normalmente, as causas mais comuns da hipertensão são: obesidade, sedentarismo, hereditariedade, alcoolismo e o estresse. Com o passar dos anos a tendência de risco é sempre maior.

Tratamento da Hipertensão arterial

Para a hipertensão não existe cura. Mas acalme-se, ela pode ser controlada e você pode prosseguir com uma vida normal.

Pratique atividades físicas regularmente, evite o consumo de sal, alimente-se saudavelmente, controle seu estresse, e mantenha seu peso ideal. Com isso, você pode tranquilamente controlar a sua pressão arterial e ter muitos longos anos de vida.

—————

Voltar